terça-feira, 17 de abril de 2018

Viy Вий (1967)

Direção: Konstantin Yershov / Georgi Kropachyov
Roteiro: Aleksandr Ptushko / Konstantin Yershov / Georgi Kropachyov. 
Original: Nikolai Gogol
Elenco: Leonid Kuravlyov (Khoma Brutus)
Natalya Varley (Pannochka)
Alexei Glazyrin (Sotnik)
Dmitri Kapka  (Overko)
G. Sochevko  (Stepan)
Nikolai Kutuzov  (Bruxa)
Nikolai Yakovchenko
Pyotr Vesklyarov  (Reitor)
Stepan Shkurat  (Yavtukh_
Vadim Zakharchenko  (Khaliava - o teólogo)
Vladimir Salnikov (Gorobetz - o orador)
Origem: Rússia (URSS)

  No Brasil, Viy - A Lenda do Monstro, o filme foi inspirado no conto homônimo do escritor ucraniano Nikolai Gogol.




  "Viy é uma criação colossal da imaginação popular. É o nome que os ucranianos dão ao rei dos gnomos, cujas pálpebras chegam ao chão. Toda essa história é lenda popular. Por não querer submetê-la a qualquer modificação, narro-a quase com a mesma simplicidade que a ouvi contar." (Nikolai Gogol).




   Enquanto voltava para casa com mais dois amigos, o seminarista Khoma Brutus se perde e acaba pedindo abrigo na casa de uma velha senhora; durante a noite, ela se aproxima do rapaz e se revela uma feiticeira, o obrigando a sair pela noite com ela montada em suas costas. Quando Khoma consegue escapar, começa a espancar a bruxa, que à beira da morte se transforma em uma bela jovem.


   Quando volta ao seminário, recebe de um pai, a missão de orar por três noites seguidas pela alma de sua filha que acabara de falecer. Khoma deveria passar as noites inteiras trancado e sozinho com ela até o amanhecer; acontece que para sua surpresa, a moça era a mesma jovem que a bruxa havia se transformado. Khoma enfrenta diversos eventos sobrenaturais nas noites em que passa trancado com a bruxa, fazendo de tudo para se livrar das forças do mal. 



   Roteiro excelente, bela fotografia (principalmente as cenas dentro da igreja), cenas assustadoras, engraçadas e também muito bizarras. Viy é genial e muito bem executado, ainda mais para um filme dos anos 60, com limitações técnicas e poucos recursos. Não é à
 toa que está em minha lista de filmes preferidos!






   Em 2014 foi feito um remake com nome Império Proibido (BR) que ainda preciso conferir. O conto de Gogol, também serviu de inspiração para a obra prima de Mario Bava La Maschera del demonio (A Maldição do Demônio / Black Sunday) de 1960, com a eterna musa do horror Barbara Steele no elenco. E pra quem quiser assistir, Viy se encontra facilmente legendado no youtube!






Nenhum comentário:

Postar um comentário