quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Especial Halloween: Night on Bald Mountain / Fantasia (1940)

Direção: Wilfred Jackson
Produção: Walt Disney e Ben Sharpsteen 
Roteiro: Campbell Grant, Arthur Heinemann e Phil Dike
Música: Modest Mussorgsky (Night on Bald Mountain) / Franz Schubert (Ave Maria) 
Animação: John McManus, William N. Shull, Robert W. Carlson, Jr., Lester Novros e Don Patterson 
Elenco: The Philadelphia Orchestra (conduzida por Leopold Stokowski )
Origem: EUA
Duração: aproximadamente 13 min 





  E pra fechar esse Especial Halloween, trago o último segmento do maravilhoso longa-metragem Fantasia, da Disney: Night on Bald Mountain (Uma noite no Monte Calvo) / Ave Maria.


   Na noite de Walpurgis (o Sabbat das bruxas), no topo da montanha o Demônio Chernabog desperta, e lançando uma sombra sobre a vila que fica aos pés da montanha, convoca espíritos malignos e almas inquietas de suas sepulturas para Bald Mountain; ao som da sinfonia de Mussorgsky, todas as criaturas se reúnem louvando e dançando ao redor de seu mestre. O grande demônio usa as chamas para criar diversas imagens como mulheres, animais e demônios que dançam diante dele fazendo sua diversão.




 A grande celebração só tem fim quando os sinos anunciam a chegada do amanhecer, e os fantasmas retornam ao seu local de repouso e os demônios voltam para a montanha, enquanto Chernabog pela última vez levanta seus braços fechando suas asas, voltando a se tornar novamente o pico da montanha. Em seguida aparece uma procissão ao som de Ave Maria de Franz Schubert.

   Chernabog (Satan de acordo com Deems Taylor e Walt Disney) foi inspirado no Deus Negro da mitologia eslava Chernobog, divindade do mundo subterrâneo relacionada à morte e à escuridão, foi elogiado como a melhor representação da Disney do puro mal.

   Fantasia é sem dúvida um dos melhores filmes de animação de todos os tempos, e este segmento em especial sempre foi meu preferido, embora para muitos seja aterrorizante e pesado demais para crianças. As imagens de Chernabog convocando os espíritos é inesquecível e sombria, a música de Mussorgsky deixa tudo mais incrível! Espero que tenham curtido as animações postadas e que apreciem e se encantem com esta última assim como eu.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário