quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Livro Ilustrado de Monstros Japoneses (1972)

   Illustrated Book of Japanese Monsters, é uma coleção de ilustrações feitas por Gōjin Ishihara para o público infantil na década 70, na época foi divulgado em materiais educacionais e de entretenimento. Apesar de bem bizarro, é muito interessante, pois os desenhos representam criaturas sobrenaturais do folclore japonês conhecidas por Yōkai ou youkai (demônio, espírito ou monstro). Um youkai tem poder sobrenatural ou espiritual e pode ser muito perigoso quando encontra humanos. Postei aqui as imagens e tentei passar também algumas informações sobre as lendas dos youkais.


   Kappa - Monstro que habita os rios, lagos, pântanos e mares do país, podem ser amigos ou grosseiros e violentos, comendo crianças que se aventuram por esses locais quando os pais se descuidam.



   Jorōgumo - "prostituta aranha" que pode mudar sua aparência para a de uma mulher sedutora para atrair suas vítimas.


   Kubire-oni - Demônio estrangulador, são retratados geralmente com longos cabelos, garras afiadas e chifres, dizem que induz as pessoas a entrarem em depressão e morrerem enforcadas.


   Onmoraki - Pássaro demônio que cospe fogo e tem um canto tenebroso, criado a partir do espírito de cadáveres recém mortos, que não tiveram um funeral decente.


   Nekomata - Gato enorme e monstruoso, que pode devorar uma pessoa para tomar sua forma, podem controlar cadáveres com seus poderes necromânticos e usar sua influência para chantagear ou escravizar humanos.

   Tengu - Demônio do homem-pássaro das montanhas que gosta de causar desordem.


   Tenjō-sagari - Morador do teto, com uma aparência de uma velha decrépita, que ataca aqueles que estão dormindo.


   Enma Dai-Ō - O grande Rei Demônio que segundo o Budismo é o 5º dos 10 deuses que julgam os mortos no mundo dos espíritos, e entre os juizes do inferno Enma é o mais importante.


   Kyūbi no kitsune - Raposa de nove caudas, simboliza a inteligência. A cada 100 anos, cresce uma cauda em seu corpo, quando completam as 9 caudas é quando ganham a habilidade de poder ver e ouvir tudo em qualquer lugar no mundo, atingindo assim, a sabedoria infinita e onisciência.


   Baku - O Devorador de Sonhos, se não estiver satisfeito depois de consumir o pesadelo, ele irá devorar também os próprios sonhos e esperanças da pessoa. 


   Yūrei - Fantasmas que surgem a partir de uma morte violenta carregada de intensas emoções como suicídios e assassinatos, não conseguem se desligar de suas paixões quando vivos, quando estão em busca de vingança não descansam enquanto não conseguirem. Interagem com o mundo dos vivos de diversas maneiras, podem formar luzes fantasmagóricas e sons, e até invocar maldições poderosas.


   Yamasei - Duende da montanha e Senhor dos animais.


   Rashōmon no oni - Demônio dos portões de Rashōmon, um terrível ogro que assombrava os portões de Rashōmon ao crepúsculo e agarrava quem passasse, diziam que matava e comia as vítimas.


   Waira - Besta que vive nas montanhas, raramente visto, acredita-se que guarda templos e santuários.


   Nure-onna - Cabeça de mulher e corpo de serpente, assombra costas e rios e gosta de lavar seus cabelos em suas margens. Algumas lendas dizem que alimenta-se de seres humanos.


   Rokurokubi - durante o dia tem aparência normal de humano, mas durante a noite estica seu pescoço incrivelmente e gosta de assustar pessoas próximas apenas para causar o mal. São ex-humanos, transformados por uma maldição resultante de algum mal ou crime.


  Fora essas ilustrações sobre o folclore japonês, tem outros livros com ilustrações macabras e incríveis de Gōjin Ishihara como essas a seguir.

  Hell of Repetition (Inferno da Repetição) - Livro ilustrado do Inferno, 1975


   Burning Hell (Inferno Ardente) - Livro ilustrado do Inferno, 1975


   Demons of the Orient (Demônios do Oriente) - O Livro completo dos Demônios, 1974






   The appearance of Satan (O Semblante de Satan)- O Livro completo dos Demônios, 1974


   Gorgon (Górgona) - Livro ilustrado dos Monstros do Mundo, 1973


   Aliens in ancient Japan (Alienígenas no Japão antigo)- Mistérios do Mundo, 1970)


   Kaiketsu Lion-Maru (Lion Man) - série japonesa,1972.


   Nostradamus - Médiuns do Mundo, 1974


   Frozen Planet (Planeta Congelado) - Ano X: Fim do Mundo, 1975


   Dark Star Gravity - Ano X: Fim do Mundo, 1975

2 comentários: