terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Igreja de St. George, República Tcheca (Igreja dos Fantasmas)

   Originalmente construída no ano de 1353, na cidade de Lukova, na República Tcheca, a pequena Igreja de St. George ficou em desuso desde 1968 após seu telhado ceder durante um funeral. Como sairia caro reparar o local, e seus frequentadores com medo de aquilo ter sido um mau presságio e passarem a fazer cerimônias longe dali, ficou em ruínas por um bom tempo.




   Para atrair turistas e público em geral, o artista tcheco Jakub Hadrava foi contratado para criar uma obra de arte no local. Finalizou em 2014, esculturas de 32 fantasmas encapuzados espalhados pela igreja, que, segundo ele, representam os Alemães dos Sudetos que viviam na região antes da Segunda Guerra Mundial, e iam na igreja todos os domingos rezar. Foi adicionado um material fosforescente ao gesso das esculturas, de modo que parecem brilhar no escuro. E deu certo, pois o responsável por tomar conta da igreja, garante que há visitantes de diversas partes do mundo, querendo sentar ao lado de seus fantasmas, e com o dinheiro arrecadado pelos turistas pensam em finalmente restaurar a igreja.



















"Espero mostrar ao mundo que este lugar teve um passado e foi uma parte normal da vida cotidiana, mas que o destino tem uma enorme influência sobre nossas vidas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário