segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Mercado Akodessewa - O mercado do Voodoo

 


   Também conhecido como Marche des Feticheurs (Mercado dos Feiticeiros), Akodessewa, é o maior mercado de magia do mundo. Localizado em Lomé, capital do Togo (oficialmente República Togolesa), os praticantes podem encontrar tudo o que precisam para a realização de seus rituais. O Voodoo é uma religião tradicional da Costa da África Ocidental, que foi trazida para América por escravos; por isso tão famosa no Haiti, mas sua prática ainda é muito forte em países como Gana, Nigéria e Togo.







    Seus seguidores acreditam que os espíritos dos mortos andam junto com os vivos, e que cada criatura é poderosa e divina, viva ou morta. Fazem diversos tipos de cerimônias, magias e sacrifícios a fim de conseguir alcançar benefícios de entidades espirituais, como a cura de doenças, mau olhado, invocação de espíritos, magias para amor e para a morte. Para a realização de todos esses rituais e poções, é necessário ter uma grande variedade de itens, que são facilmente encontrados em Akodessewa: muitos ossos, chifres, animais dissecados, patas e cabeças de leopardos, macacos, gazelas, jacarés, entre muitos outros e cada um tem uma finalidade diferente.

   Além da compra para seus próprios rituais, os clientes podem adquirir poções, unguentos, talismãs e patuás feitos na hora por algum feiticeiro que usa geralmente ervas e ossos moídos. Embora o mercado seja a céu aberto, não tem como eliminar o mau cheiro vindo das montanhas de cadáveres dos animais.
   










   Apesar de sofrer frequentes protestos de grupos em defesa dos animais, para os habitantes do Togo o abatimento dos animais para a utilização em rituais é muito natural e vem sendo praticada desde seus antepassados, o que para muitos é de grande mau gosto e bizarro, para os moradores praticantes da religião esse exótico mercado é de extrema necessidade e algo de muito valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário